Filme “Salgueiro Maia, o Implicado” estreia em Badajoz

O filme português “Salgueiro Maia, o Implicado” estreia em Espanha, esta sexta-feira, dia 22 de julho, no âmbito do Festival Ibérico de Cinema de Badajoz.

“Salgueiro Maia, o Implicado”, dirigido por Sérgio Graciano, estreou-se nos cinemas portugueses em abril e já é o filme português mais visto do ano.

O filme tem por base uma biografia do Capitão de Abril, escrita por António de Sousa Duarte, em 1995. Na obra cinematográfica, protagonizada por Tomás Alves, são dadas a conhecer muitas das histórias que, até então, não tinham sido contadas sobre o herói e o símbolo mais puro do 25 de abril de 1974, Fernando Salgueiro Maia.

Ainda antes da sua exibição, na sexta-feira, pelas 22 horas (menos uma em Portugal), o escritor e jornalista António de Sousa Duarte fará uma apresentação do filme, no Teatro López de Ayala.

Nesta que é já a 28ª edição do Festival Ibérico de Cinema de Badajoz encontram-se a concurso quatro curtas-metragens portuguesas, sendo que três foram selecionadas para integrar a secção oficial do festival: “Nada nas Mãos”, de Paolo Marinou-Blanco; “O lobo Solitário”, dirigida por Filipe Melo; e “Luz de Presença”, de Diogo Costa Amarante.

No Festival dos Miúdos, secção dirigida ao público infantil e juvenil, será projetada a curta-metragem de animação “Amo-te cigarra” de Francisco Lança.

Para encerrar o festival, a Orquestra da Extremadura apresentará no sábado, 23 de julho, um concerto dedicado a bandas sonoras épicas.

O Festival Ibérico de Cinema de Badajoz, que decorre, desde ontem, 19 de julho, e até sábado, dia 23, é um certame de referência no âmbito das curtas-metragens na Península Ibérica. Esta 28ª edição é patrocinada pela Junta de Extremadura, Diputación de Badajoz e Cafés Delta.