GNR encontra rocket abandonado em barragem de Redondo

roketUm rocket (na foto) foi encontrado ontem, quarta-feira dia 24, ao início da tarde, por militares da Guarda Nacional Republucana (GNR), do Comando Territorial de Évora, junto de uma ponte que atravessa um dos braços da Barragem da Vigia, nos arredores de Redondo.

A referida ponte serve a estrada regional 381 que liga Redondo a Montoito e a munição encontrada encontrava-se num sítio habitualmente submerso.

A deteção do objeto só foi possível devido ao atual baixo nível das águas da barragem e foi de imediato alertado o Comando Territorial de Évora da GNR que enviou para o local a Equipa de Inativação de Engenhos Explosivos (EIEEX).

A EIEEX procedeu à detonação do objeto recorrendo a técnicas que permitem a abertura da cápsula da munição sem a detonação da sua carga que, neste caso, constatou-se ser inexistente. Porém, a existir e a detonar colocaria em risco a estrutura da ponte.

O objeto encontrado é uma munição de guerra que, pela inexistência de carga, corresponde a um modelo de instrução prática e à qual faltava o motor que garante a sua propulsão.

Os rockets são munições de guerra auto-propulsionadas, que podem ser lançadas de aeronaves, veículos, plataformas fixas ou lançadores portáteis.