Festival Periferias leva documentário “Dispersos pelo Centro” a Arronches

A celebrar dez anos de existência, o Festival Internacional de Cinema Periferias, que se realiza de 12 a 20 de agosto, na zona fronteiriça de Marvão – Valencia de Alcántara, chega, desta vez, a outras localidades.

Ainda que o núcleo principal da programação esteja guardado para agosto, contemplando um conjunto de propostas que passam pela divulgação do cinema ibérico, com convites abertos a realizadores portugueses e espanhóis, e a promoção de momentos de debate, reflexão e festa, neste mês de julho, e depois de duas sessões especiais no Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre, nos passados dias 15 e 16, o festival chega também a Arronches e Campo Maior.

No caso de Arronches, já esta quarta-feira, dia 20, será apresentada uma “Maratona de Filminhos Infantis”, no Auditório do Centro Cultural, a partir das 10 horas. Dedicada a um público mais novo, esta maratona inclui a exibição de filmes como “O Gangue”, “Trapezistas”, “A Raposa e o Pássaro” e “Astronautas”.

No mesmo dia, no Largo da Igreja Matriz de Esperança, será apresentado, pelas 21.30 horas, o documentário ‘Dispersos pelo Centro’, realizado por António Aleixo, e no qual se dá forma a uma ideia de Tiago Pereira, de “A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria”. Tiago Pereira estará presente na ocasião para apresentar o filme e falar da experiência que o tem levado através do país profundo em busca de registos únicos e, nalguns casos, irrepetíveis. Segue-se, a partir das 22.50 horas, uma atuação do Grupo Pedrinhas de Arronches.

Já no sábado, dia 23, e inserido no âmbito deste festival, decorre um passeio pedestre pela vila de Arronches. Com concentração marcada para as 8 horas, na Praça da República, o percurso, com uma distância de mais de dez quilómetros, será percorrido entre três a quatro horas. As inscrições, para os interessados em participar, devem ser feitas na Câmara Municipal de Arronches ou através das redes sociais do Festival de Cinema Periferias.