União Futebol de Degolados no 1º Meeting Eurobec em Elvas

O 1º Meeting Eurobec e o Torneio Atleta Completo decorrem, em simultâneo, no Estádio de Atletismo de Elvas

Relativamente ao 1º Meeting Eurobec, decorre durante esta tarde de sábado, 2 de julho e resulta de uma parceria entre os municípios de Elvas, Badajoz e Campo Maior. Hermenegildo Rodrigues, vereador no município de Elvas explica que “é um evento que está a dar os seus primeiros passos e, no próximo ano será em Badajoz”, e é objetivo reforçar “estas parcerias como forma de promover aquilo que queremos que seja uma realidade, na área competitiva, cultural e institucional, procurando fazer organizações que representam uma mais valia e trazer atletas que sejam uma referência, para esta região”.

O vereador adianta que o Gran Fondo vai sair de Elvas, no segundo ano de Badajoz e depois de Campo Maior, será também criado um troféu Eurobec na vertente do atletismo, para a meia-maratona Elvas-Badajoz e Badajoz Elvas”.

Relativamente ao atleta completo, decorre até amanhã, domingo, 3 de julho, junta atletas de nove Associações de Atletismo das zonas Centro e Sul do país. Para o vereador “esta é uma dinâmica que se quer para a cidade, onde estão os melhores atletas de cada distrito”, influenciando também a  economia local.

“Esta é uma forma de apoiar as associações e motivar os atletas, para além do apoio anual, pretendemos que possam fazer a sua competição com níveis de exigência diferente e é essa base de um treino diário, sendo aqui que se fazem os grandes testes”, revela ainda Hermenegildo Rodrigues.

Estas provas contam também, na organização, com a Associação de Atletismo do distrito de Portalegre. O presidente desta associação, Luís Rodrigues, explica que este ano, “o Torneio Atleta Completo se dividiu em duas provas que decorrem em simultâneo, em Elvas e na Maia, em que os atletas competem em provas de velocidade com barreiras, lançamento do dardo, lançamento do peso, salta em altura e salto em comprimento”. Para a associação, afirma Luís Rodrigues, “é um grande orgulho ter esta prova em Elvas”.

Relativamente ao 1º Meeting Eurobec, o presidente da Associação de Atletismo do distrito Portalegre acrescenta que é objetivo aproveitar os benefícios da proximidade com Espanha. “ Estando junto à fronteira é objetivo encontrar uma forma de divulgar a nossa capacidade atlética do outro lado e, esperar que eles também venham cá”.

O União Futebol de Degolados marcou presença no 1º Meeting Eurobec com seis atletas. Manuel Cirilo, em representação do clube revela que estas provas “são importantes para os desportistas”. Já André Carretas, do escalão sénior, do União Futebol de Degolados participa nos 1500 metros e considera a iniciativa importante “para dar valor ao atletismo, porque nós também merecemos valor, não é só futebol”, tendo boas expetativas para o clube.

A competir pela Barbaris Team, no Meeting Eurobec, Luís Miranda, diz que “esta é uma iniciativa muito interessante para divulgar esta modalidade desportiva”, lamentado “a divulgação tardia”.

José Serrano presidente da Associação de Atletismo de Setúbal participa com quatro atletas, de sub-16 e sub-18, no Torneio Atleta Completo, considerando que “é muito importante para o interior desenvolver este tipo de iniciativas, porque não podemos concentrar o atletismo só no litoral, porque há poucos atletas no interior e, se não houver este tipo de iniciativas para estimular os jovens para o atletismo, torna-se mais difícil”.

1º Meeting Eurobec que decorre durante o dia de hoje, e Torneio Atleta Completa que decorre até amanhã, no Estádio Municipal de Atletismo. As Iniciativas são organizadas pela Federação Portuguesa de Atletismo, a Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre, o Município de Elvas e a Eurocidade Badajoz – Elvas – Campo Maior.