A seleção nacional de futebol de Portugal de sub-18 perdeu por 2-1 frente à seleção da Ucrânia, esta quinta-feira, em jogo disputado no Estádio Municipal de Atletismo de Elvas (na foto ao lado).
No final da partida, o selecionador nacional, José Guilherme, lamentou os resultados obtidos: em termos de resultados é negativo, porque não conseguimos ganhar nenhum dos jogos, empatámos um e perdemos outro, em termos de balanço formativo podemos considerar que é positivo, porque vimos determinados aspetos que para nós são importantes e isto era um estágio fundamentalmente de observação.
Para José Guilherme a equipa necessita melhorar tanto em termos coletivos como em termos individuais.
O selecionador analisou ainda a prestação do atleta elvense André Vidigal: o André Vidigal foi selecionado pelo mérito do trabalho que está a realizar no seu clube. É um, como os outros 20 que estavam aqui, que têm tido rendimentos que nós achamos que são relevantes nos clubes por isso é que os trouxemos para observar. Agora vamos ver, foi bom para ele porque teve uma experiência nova, jogou a um nível que não está muito habituado a jogar e espero que continue a evoluir como tem feito para no futuro, se assim entendermos, podê-lo chamar novamente.
André Vidigal mostrou-se satisfeito com a experiência de jogar na seleção nacional: a experiência foi boa. Os primeiros jogos feitos na minha cidade, a primeira internacionalização em Campo Maior e Elvas foi uma boa experiência e espero continuar a vir fazer parte da equipa do professor José Guilherme. É um orgulho representar este símbolo, estamos a representar o país e o meu objetivo é permanecer e ter os melhores resultados.
Para o antigo jogador de futebol, Pedro Pauleta, foram dois jogos diferentes: no primeiro jogo foi totalmente diferente de hoje, mas são dois jogos diferentes com dois resultados diferentes. Hoje não foi possível jogar muito melhor porque o relvado estava um bocadinho irregular, mas não sendo desculpa acho que os nossos atletas deviam ter dado mais e podiam. Há muito trabalho pela frente.
Nuno Silva, presidente da Associação de Futebol do distrito de Portalegre (AFP), mostrou-se agradado pela Federação Portuguesa de Futebol ter brindado a região com estes dois jogos no distrito de Portalegre, que dentro da política de descentralização de eventos atribuídos à Associação de Futebol de Portalegre tentamos descentralizar trazendo estes jogos um para Campo Maior outro para Elvas.
O presidente da AFP garante ainda: temos infraestruturas de excelência que têm que ser aproveitadas com eventos que nos dão notoriedade a nós e alguma promoção às cidades e vilas que os acolhem.
Moreto Cassamá (F.C. Porto) colocou a equipa portuguesa na frente do marcador, aos nove minutos, através de uma grande penalidade. Oleh Kozhushko empatou aos onze minutos para a formação de Leste. Eduard Matviyenko (cinquenta e nove minutos) fixou o resultado final em 2-1.