Feira do Livro anima jardim do Palácio Visconde d’Olivã até domingo

Já decorre, no jardim do Palácio Visconde d’Olivã, em Campo Maior, a edição deste ano da feira do livro. O evento, inaugurado, ao final da manhã desta quarta-feira, 18 de maio, ao som da fanfarra do Centro Educativo Alice Nabeiro, e que vai muito para além da comercialização de livros, conta com uma programação muito vasta, até domingo, dia 22.

Esta feira do livro, garante o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, resulta de um “cruzamento entre várias vertentes das áreas governativas”, onde a cultura e a edução se unem à intenção de dinamização do centro histórico da vila. “Quisemos fazer uma feira do livro dinâmica e diferente, com imensos workshops para crianças e para o público escolar, e estamos num jardim fantástico. Os campomaiorenses que venham, que se associem a estas dinâmicas, que são quatro dias fantásticos”, acrescenta.

O autarca garante que estão reunidas as condições para que o evento corra da melhor maneira possível, destacando, quer os momentos relacionados com a inauguração, como é o caso da exposição de marcadores de livros de Guida Bruno, assim como a apresentação de um livro de Pedro Chagas Freitas, no sábado à noite, e da apresentação do prémio literário Hugo Santos, no domingo.

Dando continuidade a uma aposta que o município tem vindo a fazer na cultura, Luís Rosinha garante que os próximos fins de semana serão de grande atividade na vila, numa programação que espera que possa agradar a todos. Luís Rosinha apela ainda à adesão às iniciativas do município, até porque só assim estas dinâmicas fazem sentido.

Já a vereadora São Silveirinha revela aquilo que se pode esperar, até domingo, desta feira do livro, que foi pensada, quer para a comunidade escolar, quer para o público em geral: “uma série de oficinas, de livros pop up, de escrita criativa, de ilustração; temos uma série de dinâmicas para o público escolar, mas depois também temos a vertente para a comunidade em geral”.

De toda a programação, São Silveirinha destaca, entre outros, na sexta-feira, a apresentação do projeto “Mulheres do Meu País”, desenvolvido pela associação cultural UMCOLETIVO. “Acho interessantíssimo, agarrar nas cartas, nos poemas, nos textos, de mulheres, que foram escritos até final do século XX e depois temos uma série de apresentações de livros e alguns momentos musicais”, adianta a vereadora.

A feira do livro, lembra a vereadora, já não se realizava há alguns anos, sendo que está confiante que o evento “tem tudo para resultar”.