Eurocidades vão ganhando destaque nas zonas fronteiriças do país

O projeto Eurocidades procura encontrar formas de promover os serviços e as políticas comuns em áreas como a cultura, turismo, comércio, educação, investigação e política social.

A verdade é que quando se fala de Eurocidade, não se fala apenas da Eurobec – Badajoz, Elvas e Campo Maior –, uma vez que a nível nacional são sete as regiões transfronteiriças que se uniram com o intuito de fomentar uma colaboração territorial mais profunda e edificar uma coesão social entre as comunidades, ao mesmo tempo que procuram melhorar a qualidade de vida em geral das pessoas.

A sul do país, a Eurocidade Guadiana – Ayamonte – Castro Marim – Vila Real de Santo António – “desenvolve um trabalho muito semelhante ao da Eurobec, existindo um contacto constante entre os técnicos envolvidos”, de acordo com Fran Muñoz, diretor da Eurocidade do Guadiana.

Com o intuito de dar a conhecer melhor o território a todos os visitantes, “estão a ser criados oito percursos pedestres. É um projeto que está numa fase de implementação. O estudo museográfico e o plano museológico já estão elaborados. Estamos na fase de ir para o terreno e implementar sinalética”, de acordo com Filipe Santos, técnico do município de Vila Real de Santo António e da equipa técnica da Eurocidade.

Eurocidade Guadiana – Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António – é uma das sete eurocidade existentes na zona transfronteiriça de Portugal e Espanha. As restantes eurocidades unem os territórios de Badajoz-Elvas-Badajoz (Eurobec), Cerveira-Tomiño, Tui-Valença, Salvaterra-Monção, Chaves-Verin, AECT e Rodrigo – Fuentes de Oñoro – Almeida – Vilar Formoso.