Centro de Inteligência Competitiva deve começar a funcionar ainda este ano

A obra do novo Centro de Inteligência Competitiva de Campo Maior, a ser instalado na antiga Escola da Cooperativa, está praticamente concluída.

Segundo as previsões do presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha, tudo aponta para que, dentro de dois meses, a intervenção esteja terminada, para que no final do verão esteja já em pleno funcionamento.

“Houve alguns percalços naquilo que foi a obra, muito também fruto da questão do Covid, mas pensamos que nos próximos dois meses iremos, com certeza, ter a obra física concluída”, garante o autarca.

Neste momento, o município está a já “a contratar aquilo que será o recheio, a parte tecnológica, que ainda é densa, e o mobiliário”. Talvez no início do próximo ano letivo, diz ainda Luís Rosinha, já se possa ter o Centro de Inteligência Competitiva a trabalhar, “de uma forma educacional para potenciar as empresas”. Com esta infraestrutura, revela ainda, pode-se fornecer aos empresários “toda a informação de determinado produto que queiram vir a explorar”.

Este Centro de Inteligência Competitiva será um espaço de investigação em tecnologias direcionadas aos produtos endógenos da região Alentejo, fomentando a valorização do conhecimento, num processo que se consolida na transferência de conhecimento à inovação empresarial.

Resulta de uma parceria entre o Município de Campo Maior, o Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação, da Universidade Nova de Lisboa, e o Instituto Politécnico de Portalegre e de um investimento de quase 992 mil euros, dos quais 843 mil financiados por fundos da União Europeia.