Migrantes vão ter Centro de Apoio em Elvas

Foto: news.un.org

Criar pontes culturais e linguísticas com os clientes é a missão central da Rede de Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes, criada em 2003 para facilitar os processos de integração dos migrantes.

A cidade de Elvas vai ter um Centro deste género que resulta de uma parceria entre o Município de Elvas e o Alto Comissariado para as Migrações, I.P. Rondão Almeida, presidente da câmara de Elvas, refere que “são novos elementos que vão surgir, em todos os concelhos, com o intuito de apoiar quem vem do estrangeiro. Todas as cidades deveriam ter um posto de atendimento e de encaminhamento para quem vem de fora. Nesse sentido, vamos ter um espaço, junto ao balcão de atendimento, para atender essas pessoas e dar-lhe algumas orientações. Sendo Elvas um lugar de fronteira, temos muitas pessoas na nossa sociedade, muitas delas já integradas. Este posto surge precisamente para quem chega de novo”.

A cidade de Portalegre já tem, desde 2003, um Centro Local de Apoio à integração de Migrantes. Luís Mamão, responsável pelo centro, explica que “para além de serem um gabinete informativo, têm também como objetivo promover a interculturalidade, com a organização de exposição ou mostras gastronómicas”.

“Para os migrantes este é um espaço de ajuda e aconselhamento. Se nós que cá residimos, às vezes sentimos alguma dificuldade, imaginemos quem vem de fora”, sublinhou.

Os migrantes que chegam à zona do Alto Alentejo são sobretudo jovens e à procura de trabalho. Nesse sentido, o número de chegadas vai sofrendo altos e baixos, “consoante a oferta laboral existentes. Os migrantes fixam-se onde há trabalho. Se uma região não tem, eles deslocam-se para outra”, garante Luís Mamão.

Atualmente existem 140 Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes, resultantes de parcerias estabelecidas através de Protocolo de Cooperação com Autarquias, entidades da Sociedade Civil e estabelecimentos de Ensino Superior, distribuídos de norte a sul do país e ilhas.