Impacto das espécies invasoras nos ecossistemas em destaque no “Ambiente em FM”

As espécies invasoras, que normalmente são exóticas, ameaçam a biodiversidade e o equilíbrio dos ecossistemas, e podem inclusive ter impacto ao nível económico.

No programa “Ambiente em FM” desta semana, José Janela da Quercus explica o que são estas espécies e de que forma afetam os ecossistemas, adiantando que “as espécies invasoras são exóticas, mas nem todas as espécies exóticas são invasoras”.

Para além de serem exóticas, que vêm de outros ecossistemas, de outras regiões e mesmo de outros continentes, para se considerarem invasoras, têm de ter outras características como: “conseguir reproduzir-se no local, afastam as outras espécies que são as autóctones, têm de ter elevadas densidades e transformam os habitats, ou seja, impedem as outras espécies de se desenvolver”.

No caso dos jacintos de água doce, presentes no Rio Guadiana, é um espécie invasora queimpedem que a luz solar passe para as plantas aquáticas, o que afeta os peixes. Há também espécies animais que são invasoras, como o lagostim-vermelho-da-Louisiana, nativo do sul dos Estados Unidos e do nordeste do México. Esta espécie é omnívora, alimentando-se tanto de plantas aquáticas como de moluscos, insetos e mesmo alguns peixes, revela José Janela.

O ambientalista acrescenta que além de o Lagostim ser responsável “por extinções regionais e globais de espécies um pouco por todo o mundo, é também responsável pela degradação dos habitats que invade. Com as alterações climáticas está a consumir menos insetos e animais aquáticos e come mais vegetação aumentando o seu impacto na vegetação aquática e nos arrozais”.

Relativamente aos impactos económicos causados por estas espécies, o ambientalista explica que com “os jacintos de água doce já se gastaram milhões de euros”, para os limpar.

O impacto das espécies invasoras é o tema em destaque esta semana no programa “Ambiente em FM”, desta semana.