Jovens de Elvas carregam os símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude

Os dois símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, encontram-se esta segunda-feira, 10 de janeiro, em Elvas, tendo sido já dados a conhecer aos alunos de algumas escolas do concelho.

Vindos de Estremoz, estes dois símbolos, que seguem amanhã para Campo Maior, hoje, para além das escolas de Elvas, chegarão também ao estabelecimento prisional da cidade, assim como a toda a comunidade. “Aproveitamos estes dois símbolos para chegar às escolas e ao estabelecimento prisional, mas depois vamos dar à comunidade cristã possibilidade de rezar”, revela o padre Ricardo Lameira. Vão estar ainda hoje na comunidade dos Pequenos Filhos da Mãe de Deus, na Quinta de São João.

Das 18 às 19 horas, decorrerá um momento de adoração da Santa Cruz, na Igreja de Santa Luzia, seguido de missa. Pelas 21.30 horas, os dois símbolos “partem para a Sé, para haver uma celebração, que repita a de ontem à noite”, adianta o pároco, explicando que este domingo, com os escuteiros e os jovens da paróquia, fez-se uma “pequena oração”, junto à igreja da Sé. Amanhã, haverá ainda missa, às 7 horas, antes dos símbolos seguirem para Campo Maior.

A cruz peregrina foi entregue em 1983, aos jovens, pelo Papa João Paulo II, revela o padre, quando percebeu que estes “tinham vontade de Deus”. “Não foi pensado, mas o Papa aproveitou a circunstância, porque num encontro onde eram esperados 60 mil jovens, e chegaram 200 mil”, explica. A cruz, símbolo de redenção, foi confiada aos mais novos para que eles possam evangelizar os das suas idades. “A cruz para nós cristãos é uma oportunidade de, ao olharmos para a nossa vida, perceber que toda ela, mesmo quando é dura, é um sinal de mais, de que temos algo mais a aprender”, acrescenta. Já o ícone de Nossa Senhora, entregue em 2000 aos jovens, representa “a Mãe da Igreja”. “A Igreja tem Mãe e Maria, uma das nossas mulheres, é nossa Mãe”, garante Ricardo Lameira.

Estes dois símbolos, e a sua passagem por Elvas, como por outras paróquias do país, servem, sobretudo, para “anunciar as Jornadas Mundiais da Juventude de 1 a 6 de agosto, com a presença do Papa, em Lisboa”. Este encontro, adianta o padre, é “marcado por quatro grandes momentos: o da chegada do Papa; o momento da apresentação dos jovens, que é, ao mesmo tempo, a Via Sacra; a vigília, à noite; e, num domingo, a missa”.

Esta primeira semana de agosto será antecedida de uma outra, em cada diocese, com a receção de jovens oriundos de várias partes do mundo. Em Elvas, revela Ricardo Lameira, serão esperados algumas centenas de jovens de França e da América Latina. “Vamos acolhe-los, hospedá-los, dar-lhes de comida e catequese, e, ao mesmo tempo, aproveitar para, através da sua experiência, levar o Evangelho aos nossos”, remata.

Entre os jovens que, esta manhã, na Secundária de Elvas, quiseram reunir, junto destes dois símbolos, encontrava-se Martim Barradas. Com intenção de participar nestas Jornadas Mundiais da Juventude, considera que esta poderá ser uma experiência muito importante na sua vida. A cruz e o ícone de Nossa Senhora, para este jovem, “representam uma grande compaixão e são um grande símbolo de união, a nível internacional”. Já Francisco Trindade não tem dúvidas que é importante que estes símbolos percorrem o país, dado que, a seu ver, “a comunidade cristã tem cada vez menos pessoas”. Para António Peixoto, estes símbolos significam, acima de tudo, “a capacidade de se levar Cristo a toda a gente”.

Para a subdiretora do Agrupamento de Escolas nº3 de Elvas, Fernanda Claro, iniciativas como estas são importantes para os alunos possam tomar contacto com a religião católica. Sendo a Secundária de Elvas, uma escola de valores, a professora assegura que também é positivo que a Igreja se desloque até aos estabelecimentos de ensino.