Feira da Castanha é nos dias 13 e 14 em Marvão

O Município de Marvão promove, nos dias 13 e 14 de novembro, a 37ª edição da Festa do Castanheiro – Feira da Castanha, em homenagem a uma espécie endógena do concelho e da região, o castanheiro, e o seu fruto, a castanha. Este ano, o certame volta a realizar-se nos moldes tradicionais, após um interregno em 2020, provocado pela pandemia da Covid-19, com o objetivo de celebrar e elevar a produção local de castanha.

Durante dois dias, a Feira da Castanha transforma a vila de Marvão numa autêntica montra do mundo rural, onde se pode encontrar o que de melhor se produz no concelho, como os frutos secos, os enchidos, azeite, licores, vinho, queijos, compotas ou doces. Será ainda possível encontrar artesãos que trabalham os bordados tradicionais com casca de castanha, ou a cestaria em madeira de castanheiro. Um artesanato que tem como matéria-prima o castanheiro e que faz parte do património cultural marvanense.
Nos Largos do Terreiro, de Santa Maria e do Pelourinho vão estar situados os três tradicionais magustos, com a melhor castanha assada e vinho produzido do concelho de Marvão. O evento conta com uma programação diversificada e que inclui várias atividades, showcookings, uma conferência onde vão ser debatidas as estratégias para impulsionar a fileira da castanha em Marvão, um mercado de produtos locais, exposições de artesanato e animação, com a presença de grupos folclóricos, de música popular portuguesa, fanfarras, grupos de bombos, animação circense e teatro de rua.
“A Feira da Castanha está de volta a Marvão, mesmo com algumas limitações. Ainda assim, estamos orgulhosos e felizes de poder voltar a cumprir esta tradição tão única e tão característica do nosso concelho, e que contribui imenso para o desenvolvimento da nossa economia local”, explica Luís Vitorino, presidente da Câmara Municipal de Marvão.
A entrada na Feira da Castanha tem um fim solidário: custa um euro e a receita reverte, na sua totalidade, para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marvão. Paralelamente a este certame, realiza-se, entre 6 e 21 de novembro, em 15 restaurantes aderentes do concelho, a Quinzena Gastronómica da Castanha, onde o visitante pode deliciar-se com as melhores e mais variadas receitas, feitas à base deste fruto.
A Castanha de Marvão, considerada pelas entidades que tutelam o setor como um produto de origem protegida (DOP), é um fruto circunscrito à área geográfica de Marvão, Castelo de Vide e Portalegre. Obtém-se a partir de castanheiros que, dada a sua localização, dão frutos de características e sabores únicos.