Mês do Teatro decorre em Montemor-o-Novo

O mês de outubro é do teatro, em Montemor-o-Novo. Esta iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, em colaboração com várias entidades da cidade e a Direção Geral de Artes, desenvolvendo-se até ao dia 31 deste mês.

Catarina Caetano, atriz, representante e colaboradora, do Projeto Ruínas, explica que este foi um projeto que surgiu “do Festival de Teatro em Montemor-o-Novo”, pela necessidade de enquadrar as várias propostas das companhias e entidades montemorenses, dando palco a todas as ideias, que começaram a ser demasiadas para o Festival. Assim, por iniciativa do município, em parceria com as várias entidades que programam na área das artes performativas, criou-se o mês do teatro, criando espaço para que todos pudessem apresentar as suas propostas

Quanto às propostas de programação, de ano para ano, as entidades que participam no Mês do teatro, não se alteram muito, como ” a Theatron, a Universidade Sénior, a Alma D’arame, o Projeto Ruínas, a Trimagisto e a Algures”, contando também com outras propostas de programação do município.

A programação é bastante diversificada, tal como explica Catarina Caetano, uma vez que há espetáculos para todos os gostos e idades. A iniciativa do Mês do teatro também se estende às várias freguesias do concelho de Montemor-o-Novo, levando os espetáculos àqueles que estão mais isolados, acabando “por acontecer, um pouco, por todo o concelho, é um mês muito preenchido”.

A atriz reforça que a cultura é segura e que todos os artistas estão ansiosos por voltar a encher as salas, após este ano difícil para a cultura, realçando que o mês do teatro contribui para o desenvolvimento de várias competências, bem como para a realização enquanto ser humano, ” o teatro preenche-nos o imaginário, desperta-nos a criatividade, espicaça-nos para viajar para outros universos”, revela Catarina Caetano.

As entradas para assistir aos espetáculos, ao longo deste Mês do teatro, são gratuitas, no entanto, como explica a representante e colaboradora do Projeto Ruínas, é necessário fazer reservas, uma vez que todos os espetáculos têm limite de lotação. Os bilhetes podem ser levantados no Posto de Turismo, em Montemor-o-Novo, nas Juntas de Freguesia e em teatro.cm-montemornovo.pt.

O Mês do Teatro decorre ao longo deste mês de outubro, em todo o concelho de Montemor-o-Novo, passando por várias freguesias. A iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo respeita todas as normas implementadas pela Direção Geral de Saúde, em vigor, até à data da sua realização.