ESAE assinala 25 anos a pensar no futuro

A Escola Superior Agrária de Elvas esta quinta-feira, dia 14, 25 anos. Um projeto que teve início num apartamento do bairro de Santa Luzia, assume-se hoje como uma instituição de ensino superior, de referência e consolidada a nível regional e nacional.

José Manuel Rato Nunes, diretor da ESAE, afirma que a instituição “está a crescer e consolidada na região. Saíram já os resultados da segunda fase de acesso ao ensino superior e temos os cursos todos cheios. Há inclusive, cursos onde alguns alunos correm o risco de ficar de forma e, nesse sentido, pedi já vagas extraordinárias”.

Albano Silva, presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, considera que “esta data assume-se como o consolidar de um projeto mas também o abrir de portas para novos projetos. Temos uma comunidade educativa muito forte em Elvas mas queremos mais e entrar em áreas mais modernas, como clima e a digitalização, entre outras”. O ainda presidente do IPP considera que “a Escola Superior Agrária de Elvas, e o próprio instituto, se encontram num ponto de viragem que lhes permite pensar no futuro”.

Rondão Almeida, presidente da Câmara Municipal de Elvas, recorda a criação deste projeto que “tanto trabalho deu na sua fase inicial. Quis o destino que voltasse novamente e esta casa e congratulo-me pela forma como esta escola se tem vindo a desenvolver ao longo destes últimos anos”. Rondão Almeida mostrou-se disponível para continuar a trabalhar mas em moldes diferentes do que tem sido feito: “eu não vou envolver os dinheiros locais para projetos que sejam da responsabilidade do Ministério da Ciência. Terei competência para chegar junto de quem de direito e arranjar os meios para os projetos se concretizarem”.

As cerimónias decorreram no Auditório da Escola e contaram ainda com homenagem pública aos três elementos da equipa olímpica portuguesa de Dressage que representaram Portugal nos Jogos Olímpicos de Tóquio: Maria Caetano, Rodrigo Torres e João Torrão, antigo aluno da licenciatura em Equinicultura da Escola Superior Agrária de Elvas.