Já falta pouco para saber se a sociedade da Estremadura espanhola está pronta para a transição para um a nova normalidade. A decisão cabe ao Conselho da Junta da Extremadura, que vai reunir amanhã, quarta-feira, dia 29, para decidir se a situação epidemiológica da região é favorável, para eliminar a maioria das restrições que estão em vigor, para fazer frente à Covid-19, especialmente as relacionadas com horários e capacidade.
No caso de haver um acordo, o passo seguinte é solicitar um parecer ao Supremo Tribunal de Justiça da Extremadura e depois publicar no Diário Oficial da Extremadura e de seguida entrar em vigor, de forma imediata.
De recordar que, esta região do país vizinho, entrou no nível 1 de alerta de saúde na passada quinta-feira, o que permitiu alargar as confraternizações a um máximo de 10 pessoas, desde que não sejam conviventes, bem como aumentar a capacidade em hotéis e locais de diversão noturna, entre outras medidas. Dessa forma, se nesta quarta-feira for aprovado o tão esperado passo para a nova normalidade, será cumprido o calendário de desaceleração estabelecido, a 10 de setembro, pelo governo regional, de forma a reduziras restrições, de forma progressiva.