Gabinete Alzheimer Maior de Campo Maior alarga a sua atuação a outros concelhos da região

O Gabinete Alzheimer Maior da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, vai começar a dar resposta ao nível das demências a outros concelhos não só do distrito, mas também da região.

Rosália Guerra, da instituição, explica que o gabinete, criado em 2013, com o objetivo de apoiar, não só pessoas com demências, mas também os cuidadores, viu aumentar a procura, não só distrito de Portalegre, mas também de Évora, uma vez que é uma das poucas respostas na região.

Esta situação deixava “alguma insatisfação por não poderemos chegar tão longe quanto queríamos” e, depois de uma reunião com a Alzheimer Portugal, a perspetiva “é estender a outros concelhos e criar uma rede noutros concelhos, que se ligue, ao que é o trabalho do Gabinete Alzheimer Maior, em territórios onde as pessoas, não têm qualquer tipo de resposta, neste sentido”.

Esta é uma estratégia nacional, para expandir a rede de apoio, uma vez que, segundo Rosália Guerra, “a orientação ao cuidador torna-se fundamental, não só para, ao longo da trajetória da doença, saber o que fazer e quais os recursos que existem, mas para retardar a institucionalização da pessoa com demência”.

Gabinete Alzheimer Maior, da Santa Casa de Campo Maior que pode vir a dar resposta a cuidadores e pessoas com demências, para além do concelho de Campo Maior.