Próxima fase de desconfinamento antecipada para segunda-feira

A segunda fase do processo de desconfinamento prevista para início de setembro foi antecipada para segunda-feira, dia 23.

Uma informação avançada depois do Conselho de Ministros extraordinário, que decorreu esta tarde de sexta-feira, dia 20, pela Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, em conferência de imprensa.

Mariana Vieira da Silva explica, que tendo em conta o facto de, no dia 18 agosto, “termos atingindo os 70% de população vacinada contra a Covid-19”, pode assim avançar-se para a próxima fase de desconfinamento.

Esta próxima fase contempla as seguintes medidas, para além das já existentes:

– restaurantes, cafés e pastelarias podem agora ter oito pessoas por grupo no seu interior e, 15 esplanada;

– casamentos e outras festividades com 75% de lotação, assim como espetáculos culturais;

– fim da lotação em transportes públicos;

– serviços públicos sem marcação, apenas a partir de 1 de setembro;

– estabelecimentos comerciais podem agora ter oito pessoas por 100 m2.

Relativamente ao fim do uso obrigatório de máscara na via pública, que estava igualmente previsto para esta segunda fase de desconfinamento, a ministra afirma que “esta é decisão que deverá ser tomada na Assembleia da República, é esse o espaço onde se deve decidir sobre uma medida com tão forte impacto”.

De recordar que a terceira fase de desconfinamento está prevista para outubro, podendo ser antecipada, face à percentagem de população vacinada contra a covid-19. A 29 de julho, o primeiro-ministro previa que, nessa altura, 85% da população tivesse já a vacinação completa.