Miúdos e graúdos exploram “A estranha viagem do Sr. Tonet” em Campo Maior (c/fotos e vídeo)

O jardim municipal de Campo Maior acolhe hoje e amanhã, “A Estranha Viagem do Sr. Tonet”.

Trata-se de uma iniciativa que contempla cerca de uma dezena de jogos, feitos a partir de caixas com material reciclado, que permitem aos mais novos, e não só, através desafios, que devem ser completados com sucesso, descobrir o que há no interior destas caixas.

Para o presidente da Câmara de Campo Maior, João Muacho, esta “é uma atividade lúdico pedagógica e que, de certa forma, permite às crianças desfrutar e puxar pela mente, destreza e habilidade, de forma a conduzir determinados equipamentos”, e deixa o convite para “que todos desfrutem desta atividade, que se insere no âmbito do “Cultura em rede”, promovida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo”.

Ingnacio Busqueta, da companhia de arte de rua, da Catalunha, e responsável por esta instalação artística, revela que todos “os jogos são construídos pela companhia, havendo diversas temáticas, que são instalados na rua, em diversas localidade”. O artista explica, ainda sem revelar totalmente, quem é realmente, o Sr. Tonet, “é o causador de que dentro das caixas estão segredos, encontrou-os, mas perdeu as chaves das caixas, daí que as crianças tenham que conseguir completar os jogos, para aceder aos seus segredos”.

No jardim municipal de Campo Maior, esta manhã, foram já algumas as crianças, acompanhadas pelos pais ou familiares que foram explorar esta atividade. É o caso de Mariana Martinho, que revela que gostou “muito” destes jogos, sendo que a bailarina, no interior de uma caixa, foi o que mais gostou. Já Luís Borrega, considera estes jogos “bastante interativos, uma vez que as crianças em vez de estarem em casa, a jogar videojogos, podem assim, divertir-se ao ar livre”. Encontrámos também que estivesse de passagem por Campo Maior, como é o caso do Mário, natural de Badajoz, que nos descreveu o que mais gostou nestes jogos, dizendo que se divertiu muito.

Para além das crianças, esta atividade, despertou também a curiosidade dos pais e familiares. Lourenço, também de Badajoz e familiar de Mário considera os jogos “surpreendentes, antigos e parece que entretém muito as crianças”, e afirma que também gostou deste tipo de jogos.

Sandra Orelhas refere que “é interessante para as crianças conhecerem este tipo de jogos, mais antigos, que não conhecem é bonito jogarem e praticarem”, admitindo que também os adultos têm entusiasmo para jogar”.

Já Filipe Pinto, natural de Lisboa, está a passar férias em Campo Maior, e tendo em conta que este ano não há Festas, considera a iniciativa “boa para s crianças se divertirem e  desenvolver a sua agilidade”.

“A Estranha Viagem do Sr. Tonet”, para miúdos e graúdos descobrirem durante este fim de semana, no jardim municipal de Campo Maior, entre as 9 e as 11 horas e entre as 17 horas e 20 horas.