Espaços culturais de Elvas reabrem ao público esta terça-feira

Forte da GraçaOs espaços culturais, como museus, monumentos e galerias de arte, tiveram autorização para abrir a partir de ontem, dia 5. No concelho de Elvas, estes espaços estão, por norma, encerrados à segunda-feira, pelo que os visitantes podem, a partir desta terça-feira, visitar museus e espaços culturais da cidade.

Rui Jesuíno, técnico superior e responsável pelo Turismo e pelo Património da cidade, explica que vão “abrir, praticamente, todos os equipamentos culturais. Uma vez que já é permitida esta reabertura, através do plano de desconfinamento, vamos abrir o Forte da Graça, Forte de Santa Luzia, Casa da História Judaica, as igrejas, Museu de Arte Contemporânea (MACE) e Museu de Fotografia. Optámos por abrir apenas um dos postos de turismo da cidade uma vez que não esperamos uma grande afluência de turistas nesta altura. Também o Castelo e o Museu Militar reabrem” esta terça-feira.

“Quem nos visita quer visitar locais culturais e monumentos mas acaba por ser muito importante para a economia uma vez que acaba por comer nos restaurantes e comprar no comércio tradicional”, refere Rui Jesuíno.

O responsável pelo Turismo e pelo Património da cidade recorda que “todos os espaços têm o seu plano de contingência e é necessário seguir todas as normas da Direção-Geral da Saúde. É obrigatório o uso de máscara, garantir a distância de segurança, todos os espaços têm barreiras de proteção em acrílico nas receções, a desinfeção é constante e a afluência de público é reduzida”.

Hoje, reabre também a Biblioteca Municipal de Elvas que “apesar de ter estado encerrada continuou a facilitar a entrega de livros aos leitores”.

A segunda fase do plano de desconfinamento inclui a reabertura de lojas até 200 metros quadrados com porta para a rua; museus, monumentos, galerias de arte, palácios e similares; equipamentos sociais na área da deficiência; feiras e mercados não alimentares; esplanadas (num máximo de quatro pessoas) e ginásios sem aulas de grupo.

Os estudantes dos 2º e 3º ciclos regressaram ontem à escola e é agora permitido praticar modalidades desportivas de baixo risco e actividade física ao ar livre até quatro pessoas.