Surto nos “Cucos”: cinco utentes e quatro funcionários infetados com Covid

OsCucosCinco utentes e quatro funcionários do centro de acolhimento “Os Cucos”, em Elvas, testaram positivo para a Covid-19.

O surto terá tido início numa funcionária, que soube que estava infetada com o novo coronavírus, na sexta-feira, dia 19, o que levou à testagem de todos os jovens e colaboradores da instituição, segundo a presidente da direção da Comissão de Melhoramentos do Concelho de Elvas, Vitória Lérias. “A funcionária informou a instituição, articulou-se com as autoridades de saúde e ontem procedeu-se à testagem de todo o universo: funcionários e utentes”, adianta.

Perante a situação, foi acionado o plano de contingência da instituição, no qual já “estava previsto espaços específicos para o efeito”. As cinco crianças infetadas encontram-se, assim, em isolamento, enquanto os funcionários cumprem o período de isolamento nas suas casas.

Ao todo, foram testados, ontem, os 20 utentes da instituição, assim como os 25 funcionários, incluindo os dos serviços administrativos. Uma nova testagem será feita, ao que tudo indica, no final da semana. “Iremos proceder a nova testagem, para verificar se nenhum negativo positivou entretanto”, revela Vitória Lérias.

De recordar que os centros de acolhimento não foram incluídos no plano de vacinação, sendo que, para Vitória Lérias, não faz sentido que os funcionários da instituição não tivessem já recebido a vacina contra a Covid-19.