Portugueses reciclaram 324 mil toneladas de embalagens

reciclagemA reciclagem voltou a crescer em Portugal durante os primeiros nove meses do ano.

De janeiro a setembro deste ano, os portugueses enviaram para reciclagem quase 324 mil toneladas de embalagens, mais 12 por cento do que em igual período de 2014.

Foram recolhidas, em ecopontos e porta a porta, entre janeiro e setembro, cerca de 324 mil toneladas de embalagens usadas provenientes do fluxo urbano, do lixo doméstico, do pequeno comércio e dos hotéis, restaurantes e cafés.

Com uma subida de 29 por cento, o plástico foi o material recolhido que mais cresceu, atingindo 80 mil toneladas, seguido pela madeira, com um acréscimo de 23 por cento, atingindo 3103 toneladas.

Todavia, foi o vidro o material com a quantidade recolhida maior, chegando às 142 mil toneladas, mais dez por cento que no ano anterior.

O papel e cartão registaram uma quantidade recolhida semelhante ao plástico, com 80 mil toneladas, registando pouca diferença relativamente ao mesmo período do ano passado, e o metal cresceu 21 por cento atingindo as 20 mil toneladas.

No fluxo não urbano, referente às embalagens de origem industrial ou comercial, foram enviadas para reciclagem 224 mil toneladas de resíduos até ao final de setembro, o que representa uma descida de cinco por cento.

No total dos dois fluxos (urbano e não urbano) a Sociedade Ponto Verde encaminhou para reciclagem mais de 547 mil toneladas de resíduos de embalagens, o que representa um crescimento de quatro por cento.