CASA de Portalegre lotado e em degradação

sem_abrigoO Centro de Acolhimento para os Sem-Abrigo (CASA) de Portalegre encontra-se lotado e em condições degradantes.

A funcionar desde o ano 2000, este espaço pertence à Associação de Desenvolvimento Regional d’Entre o Tejo e Guadiana e apresenta atualmente algumas “fragilidades”, como nos explica a diretora técnica, Antónia Chambel.

“Ocupamos um edifício com construção anterior a 1950 e como é normal, com o desgaste habitual destas circunstâncias, (…) nota-se, logicamente, uma degradação das condições físicas do próprio edifício.”

A casa acolhe atualmente 19 pessoas em lar de alojamento temporário e outras 10 em refeições, totalizando 29 indivíduos, entre os quais algumas famílias.

Ainda assim, Antónia Chambel afirma que gostaria de acolher mais gente, uma vez que, dada a crise, “há mais gente a procurar apoio”.

O Centro de Acolhimento para os Sem-Abrigo (CASA) já possui um novo edifício para se alojar, pertencente à Câmara Municipal de Portalegre, mas espera agora por apoios económicos para a realização de obras tendo em vista uma candidatura ao Portugal 2020.

A associação estima que as obras de requalificação possam ter um custo de cerca de três milhões de euros e estar concluídas no espaço de três anos.