Monforte tem mais oito casos ativos de covid detetados em Assumar

GonaloLagem2016.jpgMonforte regista ao dia de hoje 29 casos ativos de Covid-19, uma vez que segundo o presidente da Câmara “surgiram hoje mais oito casos de infeção relacionados com um novo foco em Assumar, para além daquele que existe na freguesia de Santo Aleixo”.

O presidente da Câmara de Monforte afirma que a atuação do município, ao saber que existia “uma pessoa em estreito contacto com a comunidade escolar de Santo Aleixo, do primeiro ciclo e pré-escolar, decidiu atuar, e não estar a espera do SNS, uma vez que se tratavam de crianças, que são filhos, na sua maioria, de funcionários de lares, e assim testaram toda a comunidade escolar de Santo Aleixo, despistando atempadamente, uma vez que destes testes realizados, testaram positivo à covid-19 oito crianças, uma funcionária da escola e uma outra funcionária do lar”.

As funcionárias do lar, cujos filhos testaram positivo estão já em confinamento assim como as crianças. Sendo esta uma situação que gerou preocupação, “o município decidiu testar também todas as funcionárias do lar de Santo Aleixo e sabe-se agora que o resultado foi negativo”. Ainda hoje serão testados também todos os utentes.

Relativamente à freguesia Assumar “foram detetados hoje oito novos casos de infeção que dizem respeito a uma família, com crianças em idade escolar, pelo que o número de ativos sobe para 29”. “A partir do momento que temos novos casos positivos, temos que testar e estamos neste momento a aguardar muitos resultados”, diz o presidente. Dos 29 casos ativos, estão duas pessoas internadas em Portalegre, e os restantes infetados apresentam sintomas ligeiros ou são assintomáticos.

Gonçalo Lagem diz ainda que, esta “é uma nova realidade em que cada um de nós tem que dar o seu melhor, começando por nos protegermos a nós próprios e aos outros, e as entidades tem que estar mais unidas que nunca, e tenho a certeza que cada um de nós está a dar o seu melhor”.

O município ciou uma equipa municipal de apoio às pessoas infetadas com o novo coronavírus, que tem feito “um trabalho notável, em auxílio de autoridades de saúde, o apoio ao domicilio das pessoas infetadas, com compras ou medicamentos, tudo o que for necessário”.