Álvaro Pacheco e Delta Saúde no “À Conversa Com”

DeltaSaude1Cerca de 600 trabalhadores da Delta Cafés estão a beneficiar de um estudo científico que está a ser desenvolvido pela Delta Saúde, em parceria com o Serviço de Genética a Clínica Universitária do Egas Moniz.

Na edição de hoje de “À Conversa Com”, Álvaro Pacheco, médico na Delta Saúde, fala acerca deste estudo que está a ser desenvolvido.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

“Este estudo tem como finalidade determinar os fatores de risco da nossa população que vamos estudar, que neste caso são cerca de 600 trabalhadores da Nova Delta, por um período de dois/três anos, para evitar o enfarte do miocárdio ou uma trombose cerebral, que na gíria se diz AVC”, começa por referir o médico responsável.

De acordo com Álvaro Pacheco, “o trabalho começou este ano mas foi preparado no ano anterior pelas duas equipas”.

O projeto está dividido em várias fases: “numa primeira fase realiza-se a identificação dos colaboradores, através de uma ficha clínica e da atividade física; depois uma segunda parte diz respeito à parte alimentar, onde se elabora um diário alimentar; depois uma terceira fase que é as análises especiais, não são de rotina, são análises genéticas, onde nesse dia colhemos o sangue para mandar para a sede da clínica universitária e fazemos também ao mesmo tempo um estudo das fezes que determinam também um fator de risco do cancro do intestino ou de doenças inflamatórias. Nesse dia também fazemos o estudo antropométrico: medimos altura, o peso, os perímetros e com uma balança especial fazemos o estudo da bio impedância”.