Futuro da agricultura é “promissor”, diz presidente do INIAV

DiaAgricultor2016BO Dia Agricultor foi comemorado esta segunda-feira, dia 23, mais uma vez, em Elvas, na Estação de Melhoramentos de Plantas (INIAV).

Estas comemorações contaram com a presença do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, que falou à Rádio Campo Maior acerca da importância deste dia: “levar o conhecimento que é aqui produzido aos agricultores é extremamente positivo e é uma ferramenta de grande utilidade nos dias de hoje, em que, dominar técnicas, dominar conhecimentos tecnológicos é fundamental para terem sucesso nas explorações”.

Também Nuno Canada, presidente do INIAV, esteve presente nestas comemorações e fala à Rádio Campo Maior sobre o futuro da investigação agrária: “é um futuro extremamente promissor. Uma vez que a procura de alimentos está a aumentar de forma muito acentuada, e Portugal ainda tem uma capacidade significativa de aumentar a produção, pro outro lado, também está a ver cada vez maior procura pela qualidade, não só pela quantidade, e Portugal é um dos países do Mundo onde a qualidade de alimentos é melhor. Acho que temos alguns constrangimentos, relacionados com alterações climáticas, doenças, com o uso eficiente da água, com a energia, etc, mas se houver investigação adequada eu penso que o futuro é promissor neste domínio”.

As comemorações do Dia do Agricultor terminaram com visitas de campo.