Évora: HESE inicia implementação da receita sem papel

HospitalEvoraHESEA partir de hoje, dia 15 de março, os médicos do Hospital de Évora substituem a receita em papel, pelo envio de dados em circuito eletrónico, que inclui todo o ciclo da receita, desde a sua prescrição à dispensa na farmácia.

De acordo com o Diretor Clínico do HESE, Dr. Manuel Carvalho, “Todos os dispositivos eletrónicos estão instalados e estamos a fazer formação aos nossos profissionais.”

O novo modelo eletrónico permite a prescrição em simultâneo de todos os medicamentos. Deste modo, o médico fica com a garantia que a receita não é perdida, pode também ter informação se a receita é aviada, e pode acompanhar o processo terapêutico do doente.

Este novo sistema traz também várias vantagens para o Utente, já que todos os medicamentos prescritos passam a ser incluídos num único receituário, outra vantagem para o Utente é o acesso à guia de tratamento, por meios eletrónicos, onde fica registada a posologia. Essa guia pode ser enviada por email ou enviada por sms, estando disponível sempre que precisar.

No ato da dispensa nas farmácias, o utente poderá optar por dispensar todos os produtos prescritos ou apenas parte deles, sendo possível levantar os restantes noutro estabelecimento e/ou noutro dia.

A Receita sem Papel garante maior eficácia, eficiência e segurança ao circuito da receita de medicamentos do SNS.