“De Boa Saúde”: será que engolir pastilhas elásticas faz mesmo mal?

Desde crianças que, por norma, ouvimos dizer que engolir pastilhas elásticas faz mal à saúde e que se podem colar às paredes do estômago.

A verdade é que, e segundo explica o médico Pintão Antunes, na edição desta semana do “De Boa Saúde”, sendo um produto sintético, a pastilha não é digerível pelo intestino, sendo, por este órgão, expulso do organismo.

Quando engolida, uma pastilha sobrevive, no organismo, a todos os processos de transformação de alimentos, o que não quer dizer que fique dentro dele. Quando ingerimos algum alimento ou substância impossíveis de digerir, o corpo acaba, naturalmente, por eliminá-lo por via retal.

Todos os ingredientes adoçantes e aromatizantes da pastilha elástica “passam pelo sistema digestivo”, já a pastilha em si não o faz tão facilmente, uma vez que é insolúvel e o organismo não consegue digeri-la normalmente.

Engolir uma pastilha elástica pode ser um perigo apenas em casos raros ou perante a doença de Crohn. Nestas situações, pode originar prisão de ventre, cólicas e dores de barriga.