“Tesoros de La Raya” apresentado no Forte da Graça

LivroTesorosRayaAO livro “Tesoros de La Raya hispano-lusa” foi apresentado esta manhã no Forte da Graça, em Elvas.

O autor, Moisés Cayetano Rosado, apresentou a sua publicação juntamente com Nuno Mocinha, presidente da Câmara de Elvas, Francisco Fragoso, alcaide de Badajoz, e o presidente da Fundación Caja de Badajoz, Emílio Guerreiro.

“O livro pretende se rum guia para que quem quiser poder visitar uma série de espaços da raia, desde o Norte (Minho e Galiza) até Algarve e Andaluzia, mas fundamentalmente Alentejo e a Estremadura”, refere Moisés Cayetano Rosado acerca do seu livro.

“As fortificações abaluartadas são o elemento mais importante de identificação que temos na raia, e especialmente este espaço formado por Elvas – Campo Maior – Olivença – Badajoz – Vila Viçosa – Estremoz e não existe em parte nenhuma do munda uma concentração tão grande de fortificações como esta”, alega.

Para o autarca elvense Nuno Mocinha, o local escolhido para esta apresentação não poderia ter sidoLivroTesorosRayaB melhor: “estamos na presença do lançamento de um livro que fala nos tesouros da raia. A joia da coroa, que é o Forte da Graça, obviamente que serviu de palco ao lançamento deste livro e é algo que eu acho que a todos os elvenses deve encher de orgulho. (…) Mais uma vez foi reconhecido que o Forte da Graça é um tesouro e que esta zona de fronteira utiliza hoje aquilo que nos dividia para nos unir nesta fase”.

Francisco Fragoso, alcaide de Badajoz, considera este um livro “fundamental”: “desde a cultura, desde o mundo e a universidade científica, desde o valor e todo este tesouro que temos na raia e só é conhecido por nós e não pelo mundo e publicações como esta permitem-nos mostrar a toda a humanidade que a fronteira hispano-portuguesa possui a fronteira mais antiga da Europa”.

A apresentação do livro contou com a presença de inúmeras entidades portuguesas e espanholas, e culminou com uma visita guiada ao Forte de Graça e um Alentejo de honra.