A 17ª edição do Raide Hípico de Santa Eulália Luís Tello Barradas realizou-se esta manhã junto aos silos da Cersul.
As provas do Concurso de Endurance Internacional (CEI) e do Concurso de Endurance Nacional (CEN) contaram com 80 quilómetros de extensão. O Concurso de Endurance de Promoção (CEP) contou com três provas: de 80, de 40 e de 20 quilómetros.
A nossa reportagem esteve presente no decorre das provas e falou com Alberto Barradas, presidente da Associação Humanitária de Santa Eulália, que revelou estar surpreendido com o número de participantes bastante elevado a rondar os cerca de 90 cavalos.
O membro da organização acrescentou ainda que na avaliação veterinária, que decorreu antes do inicio das provas, apenas um cavalo foi eliminado e que tudo decorreu na normalidade.
António Martins, um dos veterinários presentes, explica nesta avaliação clínica é avaliados o estado geral do cavalo e mais tarde, percorridos os primeiros quilómetros os cavalos têm de voltar novamente a fazer um exame veterinário para saber se estão aptos ou não para continuar sendo que coxeira ou questões metabólicas impedem que isso aconteça.
O veterinário revelou também à nossa reportagem que os cavalos estão várias vezes molhados para baixar a temperatura e baixar a frequência cardíaca e entrar na grelha veterinária.
O XVII Raide Hípico de Santa Eulália Luís Tello Barradas homenageou este ano Francisco Picão Barradas, falecido em finais de 2015 e ligado à realização de edições anteriores desta prova.
A organização esteve a cargo da Associação Humanitária de Santa Eulália juntamente com a Sociedade Recreativa Cultural e Desportiva da Juventude de Santa Eulália.