CIMAC no Ponto de Vista desta semana

Hortnsia_MeninoA Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) é pioneira em alguns projetos a nível nacional.

Hortênsia Menino (na foto ao lado), presidente da CIMAC, é a convidada na edição desta semana de Ponto de Vista, onde fala acerca dos projetos e da atividade desenvolvida ao longo dos dois anos de mandato.

De acordo com a autarca “existem alguns projetos, de carácter municipal, que se destacam ao nível do país. Somos a única Comunidade a ter projetos a esse nível, e que são por exemplo: a volta ao Alentejo em Bicicleta, promovida pela CIMAC; continuamos a promover a Festa da Malha, que é uma festa que abrange todos os concelhos e que junta sempre cerca de 600/700 participantes de todos o distrito; e temos depois um conjunto de projetos que abrangem todos os municípios em áreas extremamente importantes como sejam por exemplo as questões dos temas de informação geográfica e da cartografia”.

A CIMAC apresentou a candidatura “Centro de Serviços partilhados de base territorial” que foi a única do Alentejo a ser aprovada. Esta aposta nos serviços partilhados tem como investimento elegível de 430.500 euros e foi aprovado em 301.000 euros, terá a duração de um ano. “A ideia é analisar com mais rigor áreas onde já desenvolvemos os serviços partilhados, como sejam as tecnologias de informação e comunicação e a gestão de energia e ver como podemos potenciar essa gestão, de maneira a podermos aumentar a capacidade de resposta”, revela a presidente.

Ao fim de 2 anos de mandato, Hortênsia Menino considera que “tem sido um balanço positivo”, com principal enfoque “na preparação e na aprovação da Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial com vista à captação de financiamento do Portugal 2020” e “na preparação do Pacto para o Desenvolviment6o e Coesão Territorial”.

Hortênsia Menino é a presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central que alberga os municípios de Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas, Viana do Alentejo e Vila Viçosa.

Esta é uma entrevista para ouvir hoje, na Rádio Campo Maior, às 18.15 horas.