Alentejo vive período de seca severa

SecaTodo o território de Portugal Continental encontra-se em seca meteorológica, de acordo com dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Em 31 de julho, segundo o índice meteorológico de seca PDSI, que tem em conta os dados da quantidade de precipitação, temperatura do ar e capacidade de água disponível no solo, a situação de seca mantinha-se em todo o território, verificando-se um ligeiro aumento nas classes de seca severa e extrema face ao mês anterior.

Vanda Cabrinha, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, refere que “ se falarmos de seca fraca e moderada, ela verifica-se em cerca de 21 % do território. Num índice mais elevado, ao falarmos de seca severa e extrema ai já temos em cerca de 79%”.

“O Verão, por norma, já é seco e quente, sobretudo na região Alentejo que também se encontra nas classes mais graves do índice”, sublinhou.

Recorde-se que Julho foi um mês quente e seco com valores da temperatura média na ordem dos 23,2 graus, superiores ao normal, e da temperatura máxima na ordem dos 30,4 graus, o nono valor mais elevado desde 1931 e o quinto mais alto desde 2000.