Badajoz: Festival Ibérico de cinema tem início hoje

Festival_Iberico_Cinema_BadajozSeis curtas-metragens portuguesas participam na seção oficial do Festival Ibérico de Cinema de Badajoz, que celebra a sua 21ª edição, de 15 a 18 de julho.

Os filmes portugueses que são projetados no festival espanhol são ‘Videoclube’, de Ana Almeida, ‘Fortunato-D´aqui até São Torcato’, de João Rodrigues, ‘Miami’, de Simão Cayatte, ‘Fuligem’, de David Doutel e Vasco Sá, ‘O canto dos 4 caminhos’, de Nuno Amorim, e ‘Boa noite Cinderela’, de Carlos Conceição.

Estes filmes foram selecionados, junto com outros 11 trabalhos espanhóis, de entre as 400 obras recebidas pelo Festival Ibérico de Cinema.

Relativamente a anteriores edições, é importante destacar o aumento das curtas-metragens portuguesas programadas, face às três selecionadas no ano passado. Por sua vez, é significativa a presença de quatro obras de animação, das quais duas são portuguesas, ‘Fuligem’ e ‘O canto dos 4 caminhos’. Entre os autores das curtas-metragens selecionadas há alguns que já estiveram presentes em anteriores edições. É o caso dos portugueses David Doutel e Vasco Sá, diretores da obra de animação ‘Fuligem’, que em 2012 participaram com ‘O sapateiro’, obra que recebeu o prémio à melhor banda sonora.

As 17 curtas-metragens que formam a seção oficial a concurso irão competir pelo primeiro prémio do festival, concedido pelo júri oficial. Os filmes optam ainda aos prémios à segunda melhor curta-metragem, do público, do júri jovem, assim como ao prémio ao melhor diretor, argumento, ator, atriz, banda sonora, fotografia e animação. Esta última categoria foi criada nesta edição dada a qualidade e o elevado número de trabalhos de animação selecionados.