Os alunos da Escola Secundária de Campo Maior ficaram esta manhã a conhecer o programa Erasmus+, numa iniciativa inserida na Semana Europeia da Juventude.
Erasmus + é um conjunto de projetos e programas na área da juventude, para jovens entre os 13 e os 30 anos, que são financiados pela Comissão Europeia, começa por explicar Pedro Reis, da agência nacional Erasmus+. Só para a área da juventude temos cerca de 45 milhões de euros, que queremos que sejam investidos nos jovens do nosso país, acrescenta.
Uma das possibilidades para os jovens é a realização de um projeto de voluntariado fora do país. O serviço voluntário europeu consiste na possibilidade de um jovem entre os 17 e os 30 anos fazer um projeto de voluntariado numa das mais diversas áreas, lá fora, que é financiado na sua totalidade, explica Pedro Reis.
Quanto às vantagens que uma experiência internacional pode oferecer, Reis adianta que, desde logo, os jovens criam competências, entre elas, linguísticas. Em termos de currículo, as empresas valorizam e reconhecem, cada vez mais, este tipo de experiências.
A Semana Europeia da Juventude é dinamizada simultaneamente em 33 países europeus e integra mais de 120 ações, em todos os distritos de Portugal. No distrito de Portalegre, depois de Campo Maior, a iniciativa chega amanhã a Fronteira e na sexta-feira a Ponte de Sor.