Fronteira comemorou 631 anos da Batalha dos Atoleiros

AtoleirosCOs 631 anos da Batalha dos Atoleiros assinalaram-se hoje em Fronteira.

Ver aqui Foto-Reportagem

A cerimónia foi presidida pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, que referiu que “as táticas e estratégias militares desta batalha forma decisivas para o desfecho favorável que veio a ocorrer mais tarde, na decisiva Batalha de Aljubarrota”.

“Este é um marco da nossa história que a todos deve orgulhar. Portugal foi um país que se teve de fazer a si próprio. Teve de lutar pela sua independência e pela sua identidade (…) ao longo de tantos séculos de existência, fomos muitas vezes confrontados com enormes dificuldades. Atravessámos muitas tempestades e enfrentámos muitas ameaças, mas sempre soubemos vencê-las”, sublinhou.

Rogério Silva, presidente da câmara, durante o seu discurso, congratulou-se pelo facto do Governo ter atribuído “pela primeira vez, o estatuto de territórios de baixa densidade a alguns municípios e com esse reconhecimento, é atribuída uma discriminação positiva a esses territórios”.AtoleirosD

“Por outro lado, quero deixar uma nota pública de reconhecimento, pelo processo em curso de descentralização de competências para as autarquias locais, nos domínios da educação, cultura, saúde e ação social. Interpreto este processo como um claro sinal de confiança nos autarcas”, garantiu.

As comemorações contaram com a romagem ao Padrão da Batalha dos Atoleiros, seguindo-se a Parada das Forças Militares e Civis, na Avenida Heróis dos Atoleiros, em Fronteira.