Dois espetáculos de dança e um filme na abertura do “Pés no Chão”

A primeira edição do festival internacional de dança “Pés no Chão” arranca na noite desta sexta-feira, em Campo Maior, com o espetáculo “Carring Floor”, do cubano Abel Rojo, pelas 21 horas, no Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada (CIFA).

Com a duração de 12 minutos, “Carring Floor” é uma “metáfora sobre a condição humana, que explora a relação de um bailarino com um elemento consubstancial à sua profissão e ofício, o próprio palco”.

No mesmo espaço, às 21h15, a também cubana Maria Karla Araujo  apresenta “Woman’s Diary”. Trata-se de “um solo de aproximadamente oito minutos onde a parte mais íntima vem ao de cima e vê a luz. A sensualidade oculta, o beijo não dado, as ilusões perdidas, o amor à distância, o prazer à distância, o prazer reprimido. E acima de tudo, os sonhos… o luto, e as relações com a figura masculina”.

Às 21h30, no auditório do CIFA, é exibido o filme “Um Corpo que Dança”, de Marco Martins. O documentário de Marco Martins “caminha a par do desenvolvimento da dança em Portugal e da história política, económica e sociocultural do país”. Esta “é a história da vivência de um novo corpo, em transformação, que se liberta do fascismo, e de uma sociedade em mudança que se abre ao mundo exterior. A partir de imagens de arquivo inéditas e entrevistas a vários criadores e bailarinos acompanhamos o trajeto de uma companhia extraordinária, através dos movimentos e das palavras dos seus protagonistas, da sua génese no início dos anos 60 até à extinção em 2005”.