O Dia Internacional da Proteção Civil é esta manhã assinalado no Auditório São Mateus, com um seminário dirigido ao corpo docente e pessoal auxiliar de educação dos agrupamentos de escolas de Elvas.
A efeméride é comemorada a 1 de março. Uma vez que este seminário se destina a professores e auxiliares, só agora pôde ser realizado, tendo em conta a interrupção da atividade letiva, explica o comandante operacional distrital da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Luís Belo Costa.
Esta é uma ação subordinada ao tema Educação para o Risco e, nessa medida, são aqui abordados um conjunto de temas que têm a ver com a educação que é preciso, através da comunidade escolar, transmitir a toda a sociedade, adianta o comandante.
Gestos simples como saber socorrer e chamar o socorro são alguns dos temas em análise neste seminário. Para além disso, os temas abordados têm uma orientação muito específica para aquilo que no caso do distrito de Portalegre mais preocupa: por um lado, os acidentes rodoviários; por outro lado, os incêndios em ambiente rural.
A Câmara Municipal de Elvas participa neste seminário através dos vereadores Tiago Afonso e Vitória Branco. A importância de se assinalar esta efeméride tem a ver com o facto de nós termos o nosso serviço municipal de Proteção Civil, explica o vereador. Sensibilizar os participantes é o principal objetivo da mesma, acrescenta.
No seminário, para além do comandante operacional distrital da Autoridade Nacional de Proteção Civil e da Câmara Municipal de Elvas, participam PSP, GNR e Bombeiros.