Portugueses elegem hoje novo Primeiro-ministro

urna-de-voto-2O país vai hoje a votos para eleger o novo Primeiro-ministro Português. No total, são 16 as forças políticas concorrentes: três coligações e 13 partidos.

Nas coligações, contam-se a Coligação Democrática Unitária (CDU), que junta PCP e PEV, a coligação Portugal à Frente, com PSD e CDS-PP e a coligação Agir, que alia o MAS ao PTP. Os partidos políticos são: PS, BE, Livre/Tempo de Avançar, JPP, Nós, Cidadãos!, PPV/CDC, MPT, PDR, PCTP/MRPP, PNR, PURP, PPM e PAN.

No distrito de Portalegre, são 14 as forças politicas que vão a votos: Nós, Cidadãos, liderada por Paula Lebre, Partido Nacional Renovador, liderado por Maria Joana de Vasconcellos, MPT Partido da Terra, com Jorge de Jesus, Partido Popular Monárquico (PPM), liderado por João Luís da Gama, Partido Socialista, liderado por Luís Moreira Testa, Bloco de Esquerda, com Rui Pulido Valente, PPD/PSD.CDS-PP Portugal à Frente, com Cristóvão Crespo, Agir, liderado por Alice Marques, Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses, liderado por José Nobre, Partido Democrático Republicano, liderado por Pedro Rita, Coligação Democrática Unitária (PCP-PEV CDU), liderada por Maria Cunha, Partido Unido dos Reformados e Pensionistas, liderado por António Matos, LIVRE/Tempo de Avançar, liderado por Jaime Crespo, Partido Animais Natureza (PAN), liderado por Paula Elias.

Mais de nove milhões de eleitores residentes em território nacional e no estrangeiro vão votar no partido que consideram ser o indicado para o Governo, elegendo os 230 lugares de deputados da Assembleia da República para a próxima legislatura.

Só podem votar os cidadãos de nacionalidade portuguesa, maiores de 18 anos, e os cidadãos de nacionalidade brasileira residentes e recenseados no território nacional, que possuam o estatuto de igualdade de direitos políticos.