BIME decorre em Évora de 1 a 6 de junho

BIMEA 15.ª edição da Bienal Internacional de Marionetas de Évora decorre entre os dias 1 e 6 de Junho com um encontro exclusivamente dedicado à marioneta portuguesa.

Como é tradição desde a 1.ª edição da BIME, em 1987, os anfitriões desta celebração da marioneta são os Bonecos de Santo Aleixo e na 15.ª edição vão-se-lhes juntar 22 companhias nacionais, vindas de norte a sul do país.

Nesta Bienal “de pernas para o ar” os espetáculos de rua ficaram de fora da programação, mas há espaço para três sessões itinerantes. Estas serão protagonizadas pela Companhia Marimbondo, pela Boca de Cão e pela parceria entre o Delphim Miranda, os GiGaBombos do Imaginário e o Curso Profissional de Artes do Espetáculo da Escola Secundária André de Gouveia, e irão percorrer diariamente a calçada eborense para animar as ruas. Ainda que sem as habituais paragens.

Ao todo, a BIME 2021 terá 24 espetáculos, repartidos por 78 sessões, que irão decorrer em 13 espaços da cidade de Évora, incluindo o Teatro Garcia de Resende que reabre as suas portas depois das obras de remodelação iniciadas em Maio de 2020.

Nesta BIME os bilhetes são gratuitos mas a reserva é obrigatória. De segunda a domingo, entre as 10h e as 18h, as reservas de bilhetes estão disponíveis através dos contactos 913 610 202 ou 913 610 194.

Ainda assim, algumas das sessões vão ser transmitidas em direto, através da página de Facebook da BIME:

DIA 1 – 17H00 – Delphim Miranda + GiGaBombos do Imaginário + Curso Profissional de Artes do Espetáculo da Escola Secundária André de Gouveia;

DIA 2 – 10H00 – Marionetas Rui Sousa no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo;

DIA 4 – 11H00 – Teatro e Marionetas de Mandrágora no Pátio do Antigo Edifício da EDP (Largo Alexandre Herculano);

DIA 6 – 22H00 – Encerramento no Jardim das Canas com fogo preso.