ESTREMOZ: CENTRO DE CIÊNCIA VIVA ACOLHE ENCONTRO DE PROFESSORES

ccvEstremozO Centro de Ciência Viva de Estremoz acolhe, dias 5 e 6 de Abril, o VII Encontro de Professores de Geociências do Alentejo e Algarve.

O primeiro será dedicado à parte teórica: na parte da manhã, Rui Dias (Universidade de Évora) apresenta o tema «Tectónica de placas: a evolução previsível de um planeta dinâmico»; João Mata (Universidade de Lisboa) aborda «A evolução do planeta Terra à luz dos dados do magmatismo» e Jorge Costa (Universidade de Évora) fala sobre «Orogénese e metamorfismo: o caso da Zona de Ossa Morena».

Após o almoço, prosseguem as dissertações, sobre «Darwin, a geologia e o paradoxo da biodiversidade» (Carlos Marques da Silva, Universidade de Lisboa); «A Terra vista de espaço: a deteção remota aplicada à cartografia» (Lídia Quental, Laboratório Nacional de Energia e Geologia) e «Recursos energéticos dos fundos marinhos» (Luís Menezes, Universidade de Aveiro).

Ao final da tarde, decorre a assembleia geral-ordinária da DPGA.

No sábado, dia 6, os professores saem do laboratório para o campo. A ação de laboratório será conduzida por Rui Dias e a saída de campo orientada por José Tomás de Oliveira.