Elvas na Rede do Património Mundial de Portugal

LogoElvasPatrimonioMundialA primeira reunião da Rede Património Mundial de Portugal decorreu no Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Lisboa, a 30 de setembro, onde participaram 15 sítios e cidades distinguidas pela UNESCO.

O Alto Douro Vinhateiro, Centro Histórico de Angra do Heroísmo, Centro Histórico de Évora, Centro Histórico de Guimarães, Centro Histórico do Porto, Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações, Convento de Cristo em Tomar, Floresta Laurissilva da Madeira, Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro da Batalha, Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém, Paisagem Cultural de Sintra, Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, o Sítio de Arte Rupestre Pré-histórica do Vale do Côa e Universidade de Coimbra – Alta e Sofia são as cidades e sítios que integram a rede referida.

Discutir o Programa de Ação da Rede do Património Mundial de Portugal foi o principal objetivo desta reunião, com vista a impulsionar a sua divulgação e valorização.

Para o efeito, decidiu-se criar um conjunto de ações entre as quais se destaca o lançamento de um website, a criação de uma página de Facebook, tal como a produção de materiais informativos em diversas plataformas.

Também foi analisado um estudo económico, elaborado pela Universidade do Alto Douro e Trás-os-Montes, com o apoio da Comissão Nacional da UNESCO. Esse estudo corresponde a uma prática recomendada pela UNESCO, que pretende avaliar o impacto económico da ligação às redes da UNESCO dos Sítios do Património Mundial, na expetativa de que os resultados obtidos venham a ser úteis para estes sítios através de novas estratégias de desenvolvimento.