Quase metade dos alunos do nono ano teve negativa no exame nacional de Matemática.
Foi a primeira vez que no segundo ciclo do ensino Básico os alunos fizeram provas finais. A média nacional a Língua Portuguesa foi de 59 por cento e a Matemática 54%. Mas 24 por cento tiveram negativa no exame de Português e 44 por cento chumbaram a Matemática. Como agora estes resultados contam para a nota das disciplinas, 10 por cento reprovaram na língua materna e 23 por cento chumbaram nos números.
No nono ano a média nacional a Matemática e Português foi a mesma, ou seja, 54 por cento. Mas 36 por cento tiveram negativa no exame de Português, pelo que 11 por cento dos alunos chumbaram à disciplina. Na Matemática quase metade reprovou no exame. Houve 45 por cento de negativas e 27 por cento chumbou.
No Secundário, o ministério da Educação considerou que não houve provas de que os alunos tiveram acesso ao enunciado do exame de Português. Sendo assim, mais de 324 mil alunos fizeram exame a 25 disciplinas. A média nacional a Português foi positiva, mas por pouco, com 10,4. A Matemática ficou-se nos 10,5.
As notas baixaram, contudo, em Biologia e Geologia, com 9,8. Em 2011 a média tinha sido de 11 valores. Negativa também a Física e Química, com 8,1, quando no ano anterior foi de 10,5. A Filosofia as notas também deixam muito a desejar: a média nacional não passou dos 8,9. Tratam-se de resultados decisivos para quem quer entrar no Ensino Superior.