Rancho Folclórico de Orada (Borba) voltou aos palcos

Festival_-_EscolinhaO Rancho Folclórico Cravos e Rosas do Alentejo regressou às atuações no Festival de Folclore de Orada. Após um interregno de mais de dois anos, o Rancho da Casa da Cultura de Orada voltou aos palcos cheio de alegria, vivacidade e muita juventude.

A apresentação decorreu na 14ª edição do Festival de Folclore da freguesia e teve como convidados os Ranchos Folclóricos “As Janeiras” de Glória do Ribatejo (Salvaterra de Magos) e “As Azeitoneiras” de S. Bento do Cortiço (Estremoz).

O Rancho, com 34 anos de existência, retomou os ensaios em Março último e neste momento conta com cerca de 60 elementos, entre dançarinos, instrumentistas e figurantes, com idades compreendidas entre os 4 e os 60 anos. Maioritariamente da freguesia da Orada, estes elementos vêm também das localidades e freguesias limítrofes. Os elementos mais jovens constituem a “Escolinha de Folclore”, que no passado sábado dançaram “Moda das Ceifeiras” e as “Saias do Gavião”.

Tendo como objetivo a preservação e divulgação dos usos e costumes da Orada e do Alentejo, em particular as danças e o seu folclore, o reportório do Rancho conta com danças de saias, viras e picadinhos.

No Festival, os espectadores puderam assistir a danças e modas como: “Saias do Gavião”, “Vira da Nossa Terra”, “Vira de Seis – Cantai Bailai Rapazes Raparigas”, “Moda das Ceifeiras”, “Saias da Nossa Terra”, “Moda a dois Passos” e “Alentejo, Alentejo”, tema que é um hino à nossa terra, a Orada e ao Alentejo.

O Festival contou com os apoios da Junta de Freguesia de Orada, do Município de Borba, da Adega de Borba, da Cooperativa de Olivicultores de Borba, dos Vinhos Marcolino Sebo, herdade do Penedo Gordo e Monte do Canto e da Confeitaria Princesa do Alentejo.

No próximo dia 24 de Agosto atuamos no Anfiteatro do Jardim Municipal de Borba, no âmbito do Programa “Noites de Verão” e no dia 31 de Agosto estaremos no Festival de Folclore de S. Bento do Cortiço (Estremoz).