A Escola Secundária D. Sancho II e a Associação Arkus desenvolveram o Projeto Mima.
Fátima Pinto, diretora do Agrupamento de Escolas nº 3 de Elvas, e Rui Barreto, da Associação Arkus, (ambos na foto ao lado) são os convidados da edição de hoje de À Conversa Com, onde falam acerca deste projeto.
A diretora do estabelecimento de ensino revela como surgiu a ideia desta projeto: esta é uma ideia minha, porque gostaria de sensibilizar os alunos, como todos os anos faço, para as boas práticas, para a manutenção do espaço e para a limpeza. Neste período, antes de vir o Orçamento de Estado, não temos empresa de limpeza concessionada, como no ano passado, e é necessário fazer este tipo de sensibilização aos alunos e lembrei-me dos mimos.
Rui Barreto revela que, desafiados pela diretora do agrupamento, correu muito bem o projeto. A ideia foi pegar na história de não falar e ter de os alertar para os maus comportamentos, fazendo mímica. Alertámos para os problemas de ter os pés em cima dos puffs, para o barulho nos corredores e salas de aula, para os telemóveis na sala de aula que é uma coisa que não se pode utilizar, como é óbvio, e alertamos para questões que achámos pertinentes, como os papéis no chão, garante.
Este projeto teve como objetivo alertar os alunos para o facto da limpeza e das boas práticas. A Associação Arkus, vestidos de mimos, procuraram inovar em cada dia, com cartazes coloridos e frases pequenas para que ficassem na cabeça dos alunos.