O I Festival do Espargo em Santa Eulália, no concelho de Elvas, decorreu ontem, sábado dia 27, organizado pela Junta de Freguesia pela Universidade Popular local.
A reportagem da Rádio ELVAS falou com Cláudio Carapuça, presidente da Junta de Freguesia local, que se mostrou satisfeito com a adesão.
Durante o evento, foi elaborado o maior revolto de espargos e Cláudio Carapuça explica que o processo elaborado para que fique registado no Livro do Guiness foi iniciado como um priemrio registo, signifca que não há record a ultrapassar, daí a termos começdo curto (…) utilizámos 100 quilos de espargos e duzentos ovos.
O notário Luís Meruje esteve a registar todo o processo de elaboração do revolto. É uma certificação acerca do que vê, ou seja, factualiza num documento oficial o que vê. Eu já ca tinha estado de manhã, tinha estado a ver o espaço e a tirar dois ou três dados, sobretudo sobre o tacho e os que as senhoras já tinham feito e, depois no fim, o que se faz é um documento que, na prática, é uma peça de jornalismo, com factos que se veem e com testemunhas, refere.
O I Festival do Espargo realizou-se durante toda a tarde, no Pavilhão Multiusos de Santa Eulália.