Natalino Borrega é atleta de judo da Casa do Povo de Campo Maior desde os seus 5 anos e já se sagrou campeão nacional da modalidade entre 2005 e 2007. Hoje é o convidado da edição do À Conversa Com, onde fala acerca do seu percurso.
Natalino Borrega começa por revelar que pratica judo faz este ano 20 anos. Começou por brincadeira, para experimentar e continuei, todos os meses e até que cheguei ao ponto em que estou, revela.
O atleta de judo explica como se dividem as categorias em judo: a competição é dividida por idades e dentro das idades existem os pesos, a minha categoria é +100, sempre foi, desde os 14 anos quando fiz a minha primeira competição.
O Judo é um desporto que em Portugal não é muito conhecido e tem menos apoios. Natalino garante: temos muito menos possibilidades do que o futebol, por exemplo. Um estágio da seleção de futebol paga bem à vontade quatro ou cinco anos de viagens ao estrangeiro da seleção de judo.
A sensação de ser campeão nacional de judo é uma sensação um pouco estranha, refere. Depois vai-se normalizando, ao início não sabemos bem o que é. Depois quando começamos a ver que somos o melhor a nível nacional isso torna-se muito gratificante porque é um prémio ao nosso trabalho ao longo da época, sublinha.
Este ano Natalino Borrega já assegurou a disputa pelo título de Campeão Nacional de Judo, numa prova que se realizou em Castelo Branco. A prova para apurar o campeão nacional deverá realizar-se no final do mês de novembro.