A GNR deteve na madrugada de 5 de junho, nas zonas de Elvas, Ferreira do Alentejo e Grândola, seis homens suspeitos da prática dos crimes de associação criminosa e furto qualificado.
As detenções resultam do cumprimento a seis mandados de busca domiciliária e quatro de busca e apreensão em veículos, tendo sido apreendidas diversas joias em prata, 720 euros em numerário, 32 quilos de tabaco e 147 smartphones.
Os detidos, com idades entre os 21 e os 41 anos, faziam parte de uma organização que se dedicava ao furto de estabelecimentos comerciais/industriais, propriedades agrícolas, habitações e ourivesarias durante o período noturno. A maior parte dos detidos têm antecedentes criminais, pela prática dos crimes de associação criminosa, furtos e roubos à mão armada, tendo um deles sido expulso do país em 2011.
Esta investigação que teve a duração de quatro meses culminou com a detenção dos assaltantes e recetador, foi conduzida pela Secção de Investigação Criminal do Grupo de Intervenção de Operações Especiais da Unidade de Intervenção (UI), tendo sido coordenada pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa. Foram empenhados na operação 50 militares, pertencentes ao efetivo da UI, da Direção de Investigação Criminal da GNR e dos Comandos Territoriais de Setúbal e de Portalegre. Dos seis detidos, cinco ficaram em prisão preventiva.