Um ciclo de exposições da Coleção António Cachola tem início amanhã, sexta-feira dia 29, no espaço Chiado 8, em Lisboa, num projeto que resulta de uma parceria entre o Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) e a Companhia de Seguros Fidelidade.
Segundo António Cachola (na foto), convidado na edição de hoje do À Conversa Com, este é um projeto muito interessante, que compreende a apresentação de oito exposições da sua coleção, até setembro do próximo ano. A primeira exposição deste ciclo Save the Date é composta por peças de João Onofre.
A primeira peça vendida por João Onofre, um artista muito importante das artes visuais portuguesas no plano internacional, foi comprada por António Cachola: Sem Título (We will never be boring), de 1997, peça de estreia do artista em vídeo. Tacet, de 2014, a obra mais recente de Onofre, é agora exposta pela primeira vez em Portugal, tendo sindo coproduzida pelo colecionador, sendo claro o acompanhamento e representação da obra do artista pela coleção.
Amanhã, a inauguração da exposição contará com a presença de João Onofre, António Cachola e do curador Delfim Sardo. Os convidados terão oportunidade de conhecer em pormenor, e em primeira mão, cada um dos trabalhos expostos, bem como o conceito curatorial da mostra e a ambição que orienta todo este ciclo expositivo, dedicado à celebração do MACE e da Coleção António Cachola.
A segunda mostra deste ciclo da Coleção António Cachola está já programada para o final de julho e reunirá obras de Fernanda Fragateiro, Ângela Ferreira e Pedro Barateiro.