Skip to content

O regresso do rolieiro, um caso de sucesso e os riscos de dependência em Castro Verde no “Ambiente em FM”

No programa Ambiente em FM, o destaque vai para o rolieiro, uma das aves mais emblemáticas e ameaçadas de Portugal. José Janela, da Quercus, analisa um estudo publicado na revista Ardeola que revela um forte paradoxo: embora a espécie tenha perdido 67% da sua área de distribuição no país, a sua população duplicou na região de Castro Verde, onde se concentram agora cerca de 96% dos 72 a 82 casais reprodutores estimadas em Portugal.

Este sucesso deve-se em grande parte à conservação do habitat local e à colocação de ninhos artificiais, estruturas utilizadas por 81% dos casais. Contudo, o especialista alerta para os perigos de uma “armadilha de conservação”, uma vez que a extrema concentração geográfica e a forte dependência da intervenção humana exigem que se restaurem as cavidades e os habitats naturais para garantir o futuro autónomo da espécie.

Tudo para saber sobre o assunto com José Janela, da Quercus. O programa desta semana para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo:

Compartilhe este artigo: