
A antiga Sé de Elvas será palco, na noite deste sábado, 20 de dezembro, de um grande Concerto à Luz das Velas, com João Mendonza e Ensemble Ibérico.
Integrado na programação do evento “Elvas Cidade Natal”, este concerto, que promete uma noite inesquecível, de acordo com o diretor artístico e músico do Ensemble Ibérico, Luís Zagalo, contribuirá para “desacelerar o tempo”, levando o público a focar-se nos valores desta quadra festiva.
“Num tempo que é de muitas vivências importantes, e que é também, por norma, um tempo muito acelerado, num certo sentido, a música e este contacto com a música viva, próxima e direta pode permitir, justamente, desacelerar o tempo e voltar a focar em alguns dos elementos que são identitários e fundamentais desta quadra e do Natal, que é o facto de podermos estar juntos e podermos celebrar uma data importante também de forma coletiva. E a música, a arte em geral, tem esse poder, naturalmente impulsionada também, neste caso concreto, por um cenário idílico, de muitas, muitas velas, por grinaldas, castiçais e arranjos florais”, começa por dizer.
Quanto ao repertório deste espetáculo, muito associado ao Natal, mas também aos “valores universais que o alimentam”, Luís Zagalo revela que foi escolhido com “muito cuidado”. “Quisemos construir um alinhamento que faça as pessoas terem a possibilidade de viajar por diferentes contextos, por diferentes sensações, emoções e, ao mesmo tempo, de poderem, se calhar, em função dessa mesma viagem, contemplar diferentes ambientes”, assegura.
Com um repertório eclético, o concerto irá, naturalmente, agradar a diferentes tipos de público, mas também criar “uma dinâmica em termos de conceção do próprio espetáculo, que o enriquece e que o torna verdadeiramente mais dinâmico”.
Por mais que João Mendonza seja um cantor lírico, neste espetáculo irá interpretar temas que irão para além desse estilo musical. “O João é um cantor que tem uma formação clássica, de cantor lírico, mas que se insere, tal como este concerto, num princípio que é um princípio mais abrangente. Ele vai cantar, efetivamente, algumas referências do repertório que são dessa matriz, como por exemplo ‘Ave Maria’ de Bach/Gounod e ‘Nessun Dorma’ de Puccini, mas depois também canta outro repertório: música tradicional, música de filmes e grandes canções de sempre”, explica ainda o diretor artístico do espetáculo.
O início do concerto na Sé de Elvas está marcado, no sábado, para as 21h30. As entradas são gratuitas.














