Skip to content

GEDA volta a envolver a comunidade escolar de Campo Maior no Festival dos Grous

Depois de um fim de semana de muita atividade para a comunidade em geral, a oitava edição do Festival dos Grous, promovida pelo Grupo de Ecologia e Desportos de Aventura (GEDA), conta ainda, esta quarta e sexta-feiras, dias 10 e 12 de dezembro, com diversas atividades para a comunidade escolar de Campo Maior.

Esta quarta-feira, refere João Sanguinho, um dos responsáveis pela organização do festival, os alunos irão ter, entre outras atividades, oportunidade de assistir ao documentário “Montado – O Bosque do Lince Ibérico”. “Insistimos sempre nesse documentário porque é muito identitário da nossa região e dos nossos ecossistemas. E repetimos porque os alunos são sempre diferentes todos os anos”, explica. Este documentário é sempre “muito acarinhado pela comunidade escolar, pelo corpo docente, porque é uma aprendizagem”.

“Temos também aqui, novamente, a integração das instituições, criando aqui um momento de intergeracionalidade, com a participação da Universidade de Sénior, o que também é estimulante, para um envelhecimento ativo”, acrescenta João Sanguinho.

Para sexta-feira, está prevista uma saída de campo, com alunos de 4º ano, para observação de aves, havendo ainda espaço para a exploração de uma exposição patente no Centro Ambiental do Xévora.

O corpo docente dá sempre muito valor a estas dinâmicas, porque vamos para o terreno, vamos pôr em prática o conhecimento, as aprendizagens, fora da sala de aula. É estar longe do telemóvel, é ir conhecer a ruralidade, conhecer os ecossistemas e é caminhar. Temos também a participação do SEPNA, do Serviço de Proteção da Natureza da Guarda Nacional Republicana, que agradecemos sempre a sua habitual disponibilidade e que também enriquece a visita”, remata o responsável.

Compartilhe este artigo: